SEC. MUN. DE AGRICULTURA E PECUÁRIA

Email: secretario.desenvolvimentorural@palmeira.pr.gov.br

Endereço: Rua Luiza Trombini Malucelli, Nº 134

Horário de atendimento: 08h00 às 12h00 – 13h00 às 17h00

À Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária compete articular estudos e pesquisas destinados à execução do Plano Diretor visando o desenvolvimento rural municipal; executar a política municipal da agricultura e abastecimento; promover os serviços de mecanização agrícola, serviços relativos à inspeção de produtos de origem animal e as atividades voltadas para o incentivo e fortalecimento das iniciativas de agronegócio no Município; incentivar e fomentar tecnologias de irrigação; participar de atividades de pesquisa em hortifrúti cultura e floricultura; cooperar com outras entidades na produção de mudas de espécies florestais, frutíferas e floríferas; estimular organização dos produtores rurais em cooperativas, associações de classe e demais formas associativas; prestar assistência técnica aos produtores rurais; estudar, projetar, administrar, produzir, distribuir, organizar e incentivar a comercialização da produção de pequenos produtores; pelo incentivo e estabelecimento do cooperativismo; pelo incremento de feiras e exposições; administração do abatedouro municipal, mercados, feiras livres e parque de exposições; produzir materiais auxiliares para suas atividades principais; assistência técnica dos serviços ligados ao desenvolvimento e aprimoramento da agropecuária; pela promoção e articulação de medidas de abastecimento e criação de facilidades concernentes a insumos básicos; pela aplicação e ou fiscalização de disposições normativas de defesa vegetal e animal; promoção de medidas, em articulação com outras esferas do governo; pela melhoria de vida dos trabalhadores da zona rural; pela promoção e participação em ações voltadas à fixação do homem do campo; pelas ações voltadas a programas de conservação do solo; desenvolver projetos e dar apoio para a regularização fundiária em todos os aspectos legais; fomentar os meios e iniciativas que minimizem a questão do desemprego e aumentem a circulação de renda necessária ao crescimento do Município e exercer demais atividades pertinentes a sua área de atuação.
SIM/POA

Organograma:

Tabaco gera receita superior a R$ 93 milhões em Palmeira na safra 2020/2021

Com a implantação do cultivo do tabaco no início dos anos 60 no município, muitos produtores rurais palmeirenses viram uma nova oportunidade de trabalho e renda familiar na produção desta cultura.

Desde então, a produção foi fomentada e teve sua área plantada expandida. Com isso, muitas outras famílias adentraram na produção, gerando mais oferta de produto que, consequentemente, chamou atenção de novas empresas compradoras de tabaco em Palmeira. Hoje, a cultura ocupa a terceira maior receita no município, ficando atrás somente da produção de soja e leite, respectivamente.

De acordo com dados disponibilizados pela Associação de Fumicultores do Brasil (Afubra), no município de Palmeira, na safra 2020/2021, um total de 1.044 famílias, aproximadamente 3.650 pessoas, cultivaram 3.880 hectares da cultura, resultando na colheita de 8.686.000 kg de tabaco, gerando uma receita bruta de mais de R$ 93 milhões.

O valor foi baseado somente na quantidade produzida de produto assegurado às empresas. Portanto, a quantidade produzida pode ser ainda maior e o valor gerado pela receita da cultura seja superior aos dados.

Safra 2021/2022

A expectativa é de que a safra 2021/2022, que ocorre nos meses de setembro a abril, seja ainda maior do que safras anteriores, gerando, além dos empregos diretos, mais de três mil indiretos. Atualmente, sete empresas exploram comercialmente a cultura do tabaco no município.

logo-teste-me