Rede municipal de ensino terá retorno presencial das atividades extracurriculares na segunda-feira

Na próxima segunda-feira (17) acontece o retorno presencial das atividades extracurriculares nas escolas municipais de Palmeira. As ações serão limitadas às salas de apoio à aprendizagem, salas de recursos multifuncionais e salas de atendimentos psicopedagógicos, para alunos do 1º ao 5º ano.

O retorno das atividades tem embasamento legal no artigo 20 do decreto municipal 14.401, o qual autoriza a realização de atividades escolares extracurriculares aos alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino, a serem atendidos conforme protocolo de biossegurança.

A decisão de retorno presencial cabe aos pais e/ou responsáveis e o direito ao atendimento remoto continuará sendo assegurado aos que optarem por se manter desta forma. Aos que optarem pelo retorno presencial, deverão assinar um termo de consentimento autorizando e concordando com as normas e medidas adotadas pela escola, embasadas no protocolo de biossegurança.

A prioridade inicial para o atendimento presencial será para os alunos que estão tendo dificuldade de acesso às plataformas virtuais, alunos que não estão fazendo atividades remotas e alunos que apresentam necessidade de atendimento nas salas de apoio à aprendizagem, salas de recursos multifuncionais e salas de atendimentos psicopedagógicos. O levantamento para identificar estes estudantes já foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação.

Como serão os atendimentos?

O retorno presencial das atividades extracurriculares será em caráter adaptativo. As atividades nas salas de apoio à aprendizagem e das salas de recursos multifuncionais acontecerão, inicialmente, duas vezes por semana, duas horas por dia. Os alunos ficarão em mesas com distanciamento de 1,5 metro entre elas, limitando, desta forma, o número de estudantes por sala.

Já as salas de atendimentos psicopedagógicos terão atividades individuais de 60 minutos. Neste momento, não será servido lanche na escola e não haverá transporte escolar, cabendo aos pais e/ou responsáveis transportar os alunos às escolas.

Autorização

A autorização para a realização do retorno presencial das atividades extracurriculares nas escolas municipais foi concedida, após o Município apresentar o plano ao Comitê de Volta às Aulas, ao Conselho Municipal de Educação e apresentação do protocolo de biossegurança atualizado para as equipes de gestores das escolas.

Vacinação

Começa na próxima semana a vacinação contra a Covid-19 e contra a Influenza dos profissionais de educação da rede municipal de ensino. O Setor de Imunização entrará em contato com os profissionais para agendar a aplicação das doses. O início será pelos profissionais com idade de 55 a 59 anos para doses contra a Covid-19 e 50 a 54 anos contra a Influenza.