Secretaria de Saúde presta esclarecimento sobre unidades do SAMU

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece sobre a recente chegada de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Palmeira, a qual causou confusão à população. Este serviço, o qual está instalado junto a unidade do Corpo de Bombeiros de Palmeira, foi destinado pelo Governo do Estado para realizar atendimento nas rodovias, cobrindo a lacuna deixada pelo atendimento que era prestado pelas concessionárias de pedágio.

Já o contrato que o Município possuí com o SAMU não tem ligação com a unidade destinada pelo Estado. O convênio no qual Palmeira faz parte, através do Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência dos Campos Gerais (CimSamu), é para a realização de transferência de pacientes em estado grave, no qual a equipe se desloca de Ponta Grossa à Palmeira, de ambulância ou helicóptero, para prestar o serviço. A vantagem deste tipo de contrato é que o SAMU possui vaga aberta nos hospitais de referência da região, não precisando deixar o paciente em estado grave esperando abrir vaga em algum estabelecimento de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde também destaca que o atendimento prestado pela unidade do SAMU destinada pelo Estado não impactou nas atividades de Saúde de Palmeira, visto que os pacientes atendidos pela unidade são levados diretamente para hospitais de referência de cidades maiores.

Outro fator de destaque é que a unidade do SAMU destinada pelo Estado também pode prestar atendimentos em casos graves ocorridos em outras áreas do município além das estradas, porém, tendo sempre como prioridade as rodovias. As pessoas que necessitarem de atendimento do SAMU podem acionar o serviço pelo telefone 192.

Unidade Municipal

Recentemente o Município iniciou os estudos para a aquisição de terreno para a construção de uma base para o SAMU, em projeto que pretende fixar o serviço em Palmeira. Este projeto ainda está em fase de desenvolvimento e, assim que estiver em estágio avançado, será divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Já a estrutura para unidade do SAMU destinada pelo Estado, que está provisoriamente instalada em Palmeira até a assinatura dos novos contratos com concessionárias de pedágios, é de responsabilidade do próprio Estado, o qual optou em deixar o serviço instalado junto a unidade do Corpo de Bombeiros de Palmeira.