SECRETARIAS

O que você procura?

Vieiras recebe nova unidade de saúde para atender 1,6 mil moradores da região

A comunidade de Vieiras recebeu uma nova Estratégia de Saúde da Família para prestar atendimento para aproximadamente 1,6 mil pessoas que vivem na região. A inauguração do novo espaço, denominado ESF Alice Roskosz Mores, foi realizada na tarde da última sexta-feira (3).

Com a construção do novo prédio, os usuários da ESF de Vieiras terão melhor atendimento, com mais conforto e comodidade. Além de Vieiras, a ESF também atende as localidades de Campestre de Vieiras, Faxinal dos Mineiros, Boa Vista e Limeira.

Para construir e equipar a unidade, foram investidos R$ 610.422,29, com recurso proveniente do Ministério da Saúde, através de emenda da deputada Federal Aline Sleutjes.

Em seu discurso, o prefeito Sérgio Belich falou sobre a alegria em entregar a nova obra à comunidade. “Primeiramente, agradeço a deputada Aline por trazer este recurso para Vieiras e por todos os outros recursos que tem trazido para Palmeira. É uma alegria entregar este posto de saúde para Vieiras, pois esta é uma região extremamente importante para o município e finalmente passa a ter uma unidade de saúde descente, na qual as pessoas podem ser bem atendidas, com dignidade, conforto e qualidade. A Administração Municipal está trabalhando para melhorar a saúde em nossa cidade e em 2022 temos um planejamento com muitas coisas para executar na área”, destacou o prefeito.

A deputada Federal Aline Sleutjes comentou sobre a destinação do recurso. “Quando recebi o pedido para destinar emenda para a contração desta unidade de saúde, tive a sensibilidade de entender que a obra seria essencial para a comunidade, pois o antigo posto estava em situação precária. Destino emendas para fazer a vida das pessoas ser ainda melhor e sei que fará diferença na vida dos moradores da região e das próximas gerações. Fico muito feliz em ter uma grande parceria com a Prefeitura de Palmeira”.

Para o corte da fita simbólica de inauguração do espaço, foram chamadas as filhas de Alice Roskosz Mores, Adriana e Aniele, o deputado estadual Plauto Miró, o vice-prefeito Major Schulli, os vereadores Egon Krambeck e Odair Sanson Júnior, além de Belich e Sleutjes.

Atendimento

A nova unidade de saúde conta com 301 m² de construção, com diversas salas disponíveis, como sala de observação, procedimento e puericultura, sala de atividades coletivas para ACSs, sala de vacinas, sala de curativos, consultório de enfermagem, sala de inalação, triagem, dispensação de medicamentos, consultório médico, consultório odontológico, banheiros para pacientes e funcionários, copa, área administrativa e de gerência, almoxarifado, expurgo e sala de esterilização.

Atualmente, o atendimento a estes munícipes é realizado por um médico clínico geral, um enfermeiro, cinco Agentes Comunitários de Saúde, uma dentista, dois técnicos de enfermagem, uma zeladora e uma recepcionista. Também colaboram nos atendimentos uma psicóloga e um ginecologista.

A nova estrutura permite que os profissionais prestem serviços de triagem e acolhimento para consulta médica, consulta médica, consulta de enfermagem, consulta odontológica, aferição de pressão arterial, exame de glicemia dextro, agendamento e coleta de exames laboratoriais, curativos, retirada de pontos, dispensação de medicamentos, aplicação de medicação injetável, puericultura, exame citopatológico preventivo, teste rápido, visita domiciliar, atendimento coletivo em grupos, planejamento para família, pré natal e imunização com aplicação de vacinas.

Alice Roskosz Mores

O nome da unidade de saúde de Vieiras homenageia Alice Roskosz Mores, mulher de grande importância para a comunidade. Dona de uma história de vida com muitos atos de superação, Alice trabalhou no posto de saúde de Vieiras e ajudou muitas pessoas.

Como Alice morava em frente ao postinho, muitas cidadãos a procuravam até fora de hora de trabalho ou finais de semana e ela nunca deixava de ajudar quem precisava. Também fazia atividades com as crianças na escola de Vieiras, onde era muito querida por todos.

Mesmo com dificuldades, Alice estudou e formou-se no Curso Técnico de Higiene Dental, área em que trabalhou até se aposentar. Com certeza, todos que conheceram Alice sabem a grande mulher que foi e ela ficará para sempre no coração da comunidade, agora com seu nome eternizado na ESF de Vieiras.

RECEBA AS NOTÍCIAS POR EMAIL

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ORGÃOS E SERVIÇOS PÚBLICOS

Termos de uso

Política de privacidade

Rua Luiza Trombini Malucelli, 134 – Centro

Palmeira – Paraná – CEP 84.130-000

CNPJ: 76.179.829/0001-65

Horário de Atendimento

Segunda-feira a Sexta-feira

08:00 às 12:00 – 13:00 às 17:00

Skip to content