O que você deseja?
A história sempre esteve (e de certa forma sempre estará) ligada ao texto. Não só pela escrita da história enquanto disciplina – a historiografia – que é de fato o resultado final de todo estudo sobre o passado, mas também pela própria forma como a história se desenvolve, tendo nos textos escritos sua maior fonte. Porém, não é apenas de textos – documentos oficiais, textos religiosos, livros, cartas, discursos políticos ou notícias impressas – que se faz a história. Ela também é feita a partir de fontes de outras naturezas, incluindo imagens e memória, inclusive constituindo campos fundamentais e rendendo trabalhos históricos importantíssimos.
Nessa esteira, entre os objetivos de nosso Museu Fotográfico Virtual está o de criar um repositório de imagens do passado de nossa cidade, para que pesquisadores possam ter matéria-prima inicial para suas pesquisas. Estudos sobre desenvolvimento urbano, costumes, cultura, paisagem natural, perfil populacional, arquitetura, são apenas algumas das muitas possibilidades de pesquisa envolvendo este material disponibilizado; outro desses objetivos repousa em nossa preocupação com a afetividade pela memória e pelo passado. Sabemos do poder nostálgico que uma imagem da Praça da Matriz nos anos 1950, ou da Rua XV nos primeiros anos do século passado causam, assim, nos preocupamos em fazer uma seleção de fotografias que também passem esse sentimento e que ao mesmo tempo, despertem a curiosidade para mais e mais buscas e aprendizado.
O Museu Fotográfico Virtual possui uma forma de divulgação/compartilhamento rápida e fácil, permitindo que o público possa compartilhar fotografias em suas redes sociais. Esperamos que assim haja circulação dessas imagens, levando claro, à criação de uma rede de afetividades sobre o material e também um amplo debate sobre a memória de nossa cidade, pois acreditamos que aproximando o povo à sua própria história e a do lugar onde vive, aumentando o conhecimento do palmeirense sobre a cidade, nos apropriamos afetivamente desse espaço vivo, de convívios e que pertence a todos, chamado Palmeira.
Prefeitura Municipal de Palmeira | Todos os direitos reservados.