A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta quinta-feira (18) a atualização dos dados referentes à Covid-19 em Palmeira, com um novo óbito confirmado devido ao coronavírus, totalizando 31 mortes no município desde o início da pandemia. Trata-se de uma mulher, residente na área urbana, com 67 anos de idade.
Ainda de acordo com a atualização do boletim, mais 30 novos casos foram confirmados nas últimas 24 horas. Tratam-se dos seguintes pacientes:
Todos seguem em isolamento e acompanhados pelo serviço municipal de saúde.
O panorama atual dos casos de Covid-19 em Palmeira está da seguinte forma:
São 1.490 casos confirmados para Covid-19 em residentes de Palmeira, sendo 1.044 recuperados, 415 em isolamento domiciliar e 31 óbitos por Covid-19. 15 pacientes com casos confirmados estão internados em leitos regulares no município, cinco pacientes em leitos regulares fora do município e cinco pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Um óbito está em investigação.
Também existem 23 casos confirmados em moradores de outros Estados e municípios que residem temporariamente em Palmeira devido ao trabalho, sendo que 23 estão recuperados.
Monitoramento
Atualmente a SMS monitora 1.054 pessoas com síndrome respiratória/gripal. Ao todo, Palmeira tem 5.304 pacientes notificados, sendo que 4.250 já estão recuperados. O teste foi realizado em 3.633 pessoas através do Sistema Único de Saúde (SUS).
No momento, 89 casos seguem em investigação, aguardando resultados dos exames. Além disso, 3.450 pacientes foram descartados de possível Covid-19.
Instituições de longa permanência
Em cumprimento de Nota Técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR), também são realizados testes em idosos que estão em instituições de longa permanência e funcionários que trabalham nestes locais. O segundo ciclo de testagem até o momento realizou 624 testes, sendo que 619 tiveram resultado negativo para Covid-19 e cinco casos foram confirmados.
No primeiro ciclo foram realizados 329 testes e o processo foi concluído sem nenhum caso positivo para Covid-19.