A Secretaria Municipal de Saúde recebeu autorização para ter em seu estoque doses de soro antiofídico, medicamento que age contra veneno de cobra. A permissão foi concedida pela 3ª Regional de Saúde nesta quarta-feira (26) e o soro ficará disponível na farmácia do Município.
O pedido de autorização foi enviado à Regional de Saúde há cerca de um mês, após a equipe da Secretaria de Saúde realizar um estudo sobre a necessidade de ter o soro no município. Anteriormente, Palmeira não tinha permissão para manter o medicamento devido a questões técnicas.
De acordo com o secretário de Saúde, Giovantan de Souza Bueno, manter o soro em estoque do próprio município é benéfico aos usuários do sistema de saúde. “Quem, por ventura, receber uma mordida de cobra, terá mais rapidez e agilidade no atendimento, fato que pode salvar vidas. É um grande avanço para Palmeira, pois das 12 cidades que fazem parte da Regional, apenas nós e Ponta Grossa temos autorização para manter esse soro”, disse.
Anteriormente, quando alguém era mordido por cobra, o Município enviava servidores até Ponta Grossa para buscar o soro, para que depois aplicasse a dose no paciente. “Agora poderemos atender essas emergências prontamente em Palmeira, pois o soro estará em nosso estoque”, destacou Bueno.