A Adetur Cataratas e Caminhos representada pelos associados do setor público e iniciativa privada, juntamente com a Diretoria e Equipe Técnica esteve participando como expositora na Expo Turismo Paraná 2023 e Mostra das Regiões Turísticas do Paraná. O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros cedeu o transporte através do ônibus Linha Ecológica para que os associados pudessem participar de toda a programação.
A feira de negócios aconteceu nos dias 15 e 16 de junho, na Viasoft Experience, em Curitiba, reunindo agentes de viagens, operadores, guias, jornalistas, profissionais que atuam na atividade turística e público final.
Durante os dois dias de evento cerca de 5 mil pessoas passaram pela Expo Turismo Paraná e mais de 350 marcas expositoras apresentaram produtos e destinos de dentro e fora do Brasil.
O objetivo da participação na Expo Turismo Paraná foi promover a região Cataratas e Caminhos, fortalecendo a divulgação dos atrativos turísticos e dos empreendimentos associados. Também houve a distribuição de material promocional da Adetur e de mais de 200 ecobags do programa Partiu Região com a Rede de Cooperação do Artesanato da Região Lindeira. As bolsas ecológicas foram confeccionadas por artesãs que recebem, através da parceria do Conselho dos Lindeiros com a Adetur, as sobras de tecidos fornecidos por indústrias de camisaria da região. O programa visa fomentar a cultura através do artesanato regional.
No dia 17 de junho foi realizada a visita técnica na Colônia Witmarsum, em Palmeira, um aprendizado prático de como desenvolver um destino turístico, envolvendo a comunidade local e valorizando a cultura de um povo. Considerado um case de sucesso, esse roteiro de turismo rural é uma colônia alemã/menonita aberta ao público que oferece cafés coloniais, confeitarias, restaurantes, cervejarias, vinícola, fábrica de chocolates, pousadas, lavandário, cachoeiras, lojas de artesanato, mini fazenda, passeios a cavalo, pônei e muitas outras atrações em meio rural.
De acordo com a presidente da Adetur Cataratas e Caminhos, Dagmar Cilene Pedrozo, a Expo Turismo é uma das principais feiras de Turismo do Paraná. “Oportunidade para estarmos por dentro das novidades do turismo, pois o evento é uma vitrine de negócios, um momento de destacar, discutir e deliberar sobre esse importante setor. Nosso espaço na Mostra das Regiões estava movimentado e teve uma grande procura do público que nos buscou para mais detalhes da nossa região. Destacamos nosso artesanato e cultura local através da distribuição das ecobags confeccionadas pelas artesãs da nossa região e foi um sucesso. Tivemos o retorno muito positivo do público e de gestores sobre estas sacolas sustentáveis e que servirão de modelo de boas práticas para outras regiões. Aproveitando a oportunidade de estarmos na região metropolitana, visitamos a Colônia Witmarsum, um local que é modelo e uma grande inspiração de turismo rural. Nosso agradecimento especial ao prefeito de Palmeira, Sérgio Belich e sua equipe que nos recepcionou muito bem e a todos os proprietários rurais que nos receberam com tanto carinho. Agradecemos ao Conselho dos Municípios Lindeiros sempre muito parceiro das nossas ações, cedendo o transporte da Linha Ecológica para que os nossos associados pudessem participar de toda essa programação”, destaca.
Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Marechal Cândido Rondon, Valdir Port, a participação foi de extrema importância para adquirir ainda mais conhecimento visando o desenvolvimento pleno do turismo regional. “Temos destinos, porém o estímulo ao turismo, ao turista, as estruturas são ainda poucas ou insuficientes e quem em muitos municípios há um desejo muito grande de desenvolvimento. Essa organização de seminários, de visita técnica em um local de expertise, de participarmos da caravana como a Adetur promoveu nesse momento vão seguramente promover e vender o nosso destino, oeste do Paraná e Paraná. Desejamos sim que as pessoas conheçam nosso Estado e conhecendo nosso Estado obviamente que os nossos municípios ficarão fortalecidos. Como a palavra dita, turismo é uma transferência de PIB e nós queremos trazer para o nosso município, para a nossa região esse PIB vindo de outros municípios, de outros países para enriquecer o turismo acima de tudo”, afirma.
Segundo a associada Waneide Rosso, da Cabanha Rosso de Medianeira, a participação oportunizou novas experiências. “Viemos para casa com a cabeça borbulhando de ideias. Procurei estar atenta a tudo e ver o que podemos trazer aqui para o nosso estabelecimento, para a nossa região, para os nossos parceiros. O principal é que voltamos renovados, muitas ideias para implantar, desde a acolhida, o bem atender. A Colônia Witmarsum é muito inspiradora. A união daquele povo, a persistência e a perseverança em deixar vivo aquilo que eles aprenderam desde o princípio, as conquistas e também os sofrimentos que os deixaram ainda mais fortes. Com esse pós-pandemia buscamos ver novos modelos e nos anima, pois vemos que eles passam pelas mesmas dificuldades e eles ali são muito autossuficientes, como o prefeito de Palmeira, Sérgio Belich ressaltou, nem a prefeitura interfere tanto, eles mesmos têm as situações, os problemas e eles mesmos tentam resolver entre eles. Encantada com o cuidado que eles têm com as propriedades, desde as flores, as entradas das casas, é muito aconchegante, parece que todos são uma família só envolvida no mesmo esforço, lutando pelo mesmo ideal e tudo muito simples. Gratidão à toda equipe da Adetur por oportunizar este momento”, finaliza.