Hoje, dia 07, foi publicado pela Associação Internacional de Cidades Educadoras, o primeiro Boletim de Experiências da REBRACE, a Rede Brasileira de Cidades Educadoras. O documento já havia sido apresentado durante o IX Encontro Nacional das Cidades Educadoras em São Paulo, evento que Palmeira participou, agora está disponível para todos acessarem. Nosso município marcou presença na publicação nacional com o destaque das ações do CEAD, o Centro Especializado de Apoio à Diversidade.
Nesta edição, diversas cidades educadoras brasileiras colaboraram na produção do documento, destacando experiências que abrangem diferentes temáticas e públicos. O CEAD de Palmeira, juntamente com outras experiências de cidades como Concórdia/SC, Curitiba/PR, Guarulhos/SP, Horizonte/CE, Mauá/SP, Passo Fundo/RS, Raul Soares/MG e Santos/SP, contribuíram na publicação do boletim com práticas educativas alinhadas aos princípios da Carta das Cidades Educadoras. A Secretária de Educação de Curitiba e Gestora da Rede Brasileira de Cidades Educadoras, Maria Sílvia Bacila, ressaltou a intenção do boletim em registrar as ações coletivas realizadas pela rede no Brasil, com foco dinâmico e atenção aos territórios educativos de cada cidade membro.
Nelson Alves Bucker, Gestor Executivo das Cidades Educadoras em Curitiba, enfatizou a diversidade de perspectivas e esforços refletidos na composição deste boletim, destacando a variedade de ideias e corações comprometidos em internalizar os valores propostos pela Carta das Cidades Educadoras.
Sobre o CEAD:
O CEAD oferece assistência em saúde mental, socioemocional e física para crianças e adolescentes da rede pública de ensino com dificuldades de aprendizagem. Por meio de serviços em neuropediatria, fonoaudiologia, oftalmologia, psicologia e terapias ocupacionais, o CEAD busca garantir o bem-estar integral dos estudantes, facilitando sua inclusão no ambiente escolar regular. Financiado por doações e recursos públicos, o centro é um aliado essencial na promoção da igualdade de oportunidades educacionais e no desenvolvimento pleno desses alunos.
A Associação Internacional de Cidades Educadoras agradeceu a Palmeira e as demais as cidades participantes por compartilharem suas experiências e contribuírem para a construção deste primeiro Boletim da Rede Brasileira de Cidades Educadoras.
Para acessar o site da notícia com a publicação pela AICE:
Para baixar o Boletim de Experiências da REBRACE:
https://www.edcities.org/rede-brasileira/wp-content/uploads/sites/14/2023/12/FINAL_Boletim-da-REBRACE-V01-N01-2023.pdf