Na última sexta-feira (04), Palmeira realizou sua 1ª Conferência de Políticas para as Mulheres — um evento fundamental que reuniu líderes e a comunidade para debater e propor avanços nos direitos femininos. A palestrante Priscila Schran de Lima contribuiu com o tema “As mulheres, os territórios e as cidades”.
As discussões contemplaram temas fundamentais, com propostas como a democracia e participação feminina na política (reserva de cadeiras nos legislativos, criação da Secretaria Municipal da Mulher, Família e Juventude — SMFJ — e de um Centro de Referência de Atendimento à Mulher — CRAM), o trabalho, equidade salarial e autonomia econômica (com foco em profissionalização, empreendedorismo e fomento a agroindústrias locais), a criação de territórios livres de violência (com redes de apoio, capacitação de profissionais e auxílio a vítimas), o direito ao território e sustentabilidade (com segurança urbana, iluminação pública e programas para mulheres rurais), a educação não sexista e cultura para igualdade (com formações sobre igualdade de gênero e conscientização familiar), e a saúde integral e bem-estar da mulher (com foco em prevenção ao sofrimento e valorização do trabalho feminino).
Durante o evento, foram eleitas as delegadas que representarão Palmeira na V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres: Ceres Cristina Marques, Carmem Noemia Guesser, Marilene Mainginski e Edeltraud Regina Lowen Gomes. A etapa estadual acontecerá de 29 a 31 de julho, em Foz do Iguaçu.
Esta conferência é um passo essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária em Palmeira, fortalecendo o protagonismo feminino na formulação de políticas públicas.

Alunos encaminhados para consultas com especialistas em Curitiba, recebem atenção especial
As crianças que são encaminhadas para consultas em Curitiba pela Secretaria de Educação, através do Setor de Educação Especial e Inclusão, passam a contar com