COMUNICADO | Palmeira notifica três novos casos suspeitos de Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comunica que na segunda-feira (30) foram realizadas três novas coletas de material pra investigação de vírus respiratórios, incluindo possibilidade de Covid-19. Os três são pacientes internados com síndromes respiratórias graves. A SMS segue protocolo que autoriza testagem e libera o exame para casos graves e internados.

Portanto, até o presente momento o Município de Palmeira possui quatro casos suspeitos (em investigação) e outros 48 pacientes em acompanhamento e isolamento domiciliar por síndromes respiratórias leves, mas sem testagem para descarte ou confirmação. Até o presente momento, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) não disponibiliza testes para casos leves e sem internamento.

Falha em boletim

Após boletim divulgado no domingo (29) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apontar para um caso “descartado”, a SMS entrou em contato com os responsáveis para averiguar a situação.

Na manhã de segunda-feira (30) em ofício enviado pela 3ª Regional de Saúde, a direção explicou que o paciente dado como descartado de Covid-19 no último boletim foi, na verdade, o resultado de um registro de paciente analisado para H1N1, devendo então a informação ser desconsiderada por lançamento indevido.

Desta forma, Palmeira segue com quatro casos suspeitos de Covid-19 notificados à 3ª Regional de Saúde, os quais aguardam resultado de exame do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).

nota-oficial