Conheça o aplicativo que permite acompanhar e participar das licitações do Município

Com o objetivo de ampliar a participação das empresas locais nas licitações promovidas pela Prefeitura de Palmeira, a Secretaria Municipal de Gestão Pública, através do Departamento de Compras e Licitações, disponibiliza um aplicativo de smartphone e um manual destinado aos empresários e munícipes.

O aplicativo BidApp é destinado ao fomento e a divulgação das licitações promovidas pelo Município, notificando os usuários sempre que a Prefeitura cadastrar uma nova licitação ou realizar alterações nas licitações já agendadas. Já o Manual de Licitações apresenta ao empresário, de forma didática, os diferentes tipos de licitações, as principais normas e regras a serem seguidas e como participar das disputas promovidas pelo Município.

O BidApp é uma ferramenta que tem o intuito de gerar estímulo na economia local contribuindo para que os microempreendedores individuais e as micro, pequenas, médias e grandes empresas instaladas no município, conheçam e aproveitem as oportunidades de negócios com o poder público municipal.

Todas as licitações da Prefeitura de Palmeira podem ser acompanhadas por empresários e munícipes através do aplicativo. Qualquer cidadão (pessoa física) ou empresa (pessoa jurídica) que tenha interesse em se manter informado sobre todas as licitações promovidas pelo Município pode baixar o aplicativo e se cadastrar. É importante ficar atento que somente com o cadastro realizado é que o aplicativo emite alertas e avisos.

As empresas também podem se cadastrar para o fornecimento de orçamentos para o Município. Assim, quando a Prefeitura precisar do objeto que corresponde a área de interesse da empresa, entrará em contato pelo e-mail e telefone indicados.

Se cadastrando, sempre que a Prefeitura marcar uma licitação ou fizer alterações nas licitações marcadas, os usuários são notificados em tempo real.

Caso as empresas tenham interesse em participar de licitações, mas tenham dúvidas, podem contatar o departamento de Licitações através do telefone (42) 3909-5014, ou presencialmente, mediante agendamento prévio, na Central de Atendimento ao Cidadão, localizado na Rua Luiza Trombini Malucelli, n° 134, Centro Cívico.

Estímulo local

Apesar de estimular a participação de empresas locais em suas licitações, a Prefeitura de Palmeira deve respeitar a legislação e não pode restringir o acesso ou conceder privilégios nas licitações para empresários de determinada localidade, deixando, portanto, a disputa aberta para empresas de todo o Brasil.

A pregoeira Leiliane Costa revela que poucas empresas palmeirenses participam das licitações do Município. “A maioria das empresas vencedoras não está situada em Palmeira, o que acaba fortalecendo negócios e gerando empregos, renda e receitas de impostos em outros municípios. Em 2020, por exemplo, de 287 processos de despesa formalizados, a participação de empresas locais representou menos de 7%. E se referindo as contratações, nem 5% dos contratos emitidos foram firmados com empresas locais. A participação das empresas locais é muito baixa”, destacou.

A participação de empresas locais nas licitações da Prefeitura de Palmeira é vista como benéfica para todo o município, pois este é um modo de estimular a economia local e o crescimento das empresas, visto que mais dinheiro irá circular no comércio da cidade, além de gerar mais oportunidades de emprego no município.

Como baixar

O BidApp está disponível tanto em smartphones Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.gmaestelecom.bidapp) quanto em iOS (https://apps.apple.com/br/app/bidapp/id1526683193).

O manual de instruções de uso do aplicativo BidApp está disponível no site da Prefeitura de Palmeira, na aba ‘Licitações’, ou através do link https://bit.ly/3u8Jm36.

Manual

O Manual de Licitações Municipais está disponível no site da Prefeitura de Palmeira, no menu ‘Licitações, no submenu ‘Manual de Licitações’, ou através do link: https://goo.gl/bmCa82. O documento conta com 21 páginas e apresenta assuntos básicos, como o que é licitação, modalidades, tipos e fases do processo, benefícios para microempresas e empresas de pequeno porte, dados municipais e esclarece as principais dúvidas de como participar das licitações promovidas pela Prefeitura de Palmeira. “Através deste manual queremos demonstrar para as empresas locais que participar das licitações não é um processo tão burocrático como a maioria pensa”, disse Leiliane.