Conselho Municipal dos Direitos do Idoso reitera precauções para prevenção ao Coronavírus

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Palmeira, em meio a pandemia do Coronavírus que atinge todo o mundo, aproveita a oportunidade para reiterar as orientações repassadas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, bem como as orientações dos Conselhos Estaduais e Nacional do Idoso e da Organização Mundial da Saúde, quanto as precauções necessárias para a prevenção do Coronavírus, ocasionados pela COVID-19.

O Conselho ressalta que é de extrema importância ter cuidados especiais com as pessoas idosas de nosso município, sejam em seus lares ou em instituições de longa permanência, seguindo algumas orientações:

–  Evitar o contato com indivíduos com febre, coriza, tosse ou qualquer sintomatologia aguda, com ou sem suspeita da infecção pelo Coronavírus;

– Evitar contato próximo com crianças, que podem apresentar a infecção pelo Coronavírus com poucos ou nenhum sintoma;

– Evitar contato físico, como beijos, abraços, apertos de mão, mantendo distância mínima de um metro nos contatos pessoais e evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca;

– Evitar compartilhar copos, xícaras, talheres, toalhas, celulares e objetos de uso pessoal em geral, além de lavar as mãos frequentemente. Quando não puder lavar as mãos adequadamente, usar álcool gel 70%.

– Manter os ambientes e superfícies limpos e ventilados naturalmente (portas e/ou janelas abertas);

– Evitar sair de casa e identificar familiares, amigos ou vizinhos que possam ajudá-lo nas suas necessidades, dentro e fora do domicílio, como nas compras de alimentos e medicamentos.

Mais informações relacionadas aos cuidados dos idosos podem ser obtidas com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), pelo telefone 3909-5039, com o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), pelo 3909-5041, ou a secretaria do próprio Conselho, através do 3909-5043.  A Secretaria da Saúde do Paraná também disponibiliza os números 0800-644-4414 e (41)3330-4414 para esclarecimentos de dúvidas da população.