Município adquire britador e rolo compactador para melhorar conversação de estradas rurais

Chegaram na manhã de hoje (21) o novo britador e o rolo compactador adquiridos pelo Município de Palmeira para melhorar a conservação das estradas rurais. Os equipamentos, que entram em funcionamento no mês de janeiro, tiveram investimento de aproximadamente R$ 880 mil.

Ambas as máquinas terão grande importância para a manutenção dos cerca de 3 mil quilômetros de estradas rurais que o município possuí, especialmente para os 1,2 mil quilômetros de roteiro escolar.

O prefeito Sérgio Belich destacou que “a adequada manutenção e conservação das estradas rurais é um compromisso da Administração com os palmeirenses. Com a aquisição do britador e do rolo compactador temos o objetivo de atender a necessidade do produtor rural em escoar sua produção, viabilizar o transporte escolar e garantir a trafegabilidade da população que reside na área rural de nosso município”, disse.

O britador tem capacidade de fabricar de 15 a 45 metros cúbicos de pedra por hora, porém, para se obter um material com maior qualidade para as estradas rurais, deve britar cerca de 20 metros cúbicos por hora. “Não temos necessidade de produzir 45 metros por hora, deixando a pedra com um tamanho muito pequeno, pois deste modo ela não será tão útil para as nossas estradas. Acredito que 20 metros por hora é o ideal, pois a pedra ficará com um tamanho bom para as estradas e também será um volume que os nossos caminhões suportarão transportar diariamente”, relatou o secretário de Agricultura e Pecuária, Antônio Fernando Voltarelli.

Para a aquisição do britador móvel, o Município investiu R$ 684,9 mil, sendo que R$ 684 mil foram destinados pela Câmara de Vereadores, através da devolução do duodécimo, os quais foram repasses mensais realizados pelo Poder Executivo à Câmara, que agora retornou o valor ao Município.

Já para a aquisição do rolo compactador vibratório foram investidos R$ 195 mil, sendo R$ 99.840 através de emenda da deputada federal Aline Slejutes, e o restante, R$ 95.160, pago pelo Município.