Município e IDR realizam videoconferência para discutir adesão de Palmeira ao Susaf

Na manhã desta quinta-feira (4) foi realizada uma videoconferência para discutir sobre a adesão do Município de Palmeira ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).

A palestra foi ministrada por Karoline Marques da Silva, engenheira de Alimentos e Coordenadora Estadual da Agroindustrial do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR). Ela explicou sobre o programa Susaf, o qual visa facilitar a adesão do produtor rural ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) e permite comercializar produtos de origem animal para fora do município de Palmeira.

Participaram da videoconferência, pelo Município, o secretário de Agricultura e Pecuária, Fernando Voltarelli, a veterinária Katia de Moraes Ruzin, a zootecnista Juliana Borges e o diretor de Agricultura e Pecuária, Elves Cocheva. Pelo IDR/PR participar Valter Ramos e Flavia Leão.

Susaf

O Susaf é um sistema que tem como objetivo a integração horizontal e descentralizada dos serviços de inspeção municipais e que leva em consideração parâmetros técnicos, métodos de controle e autocontroles e boas práticas de fabricação, visando a garantia da qualidade, sanidade, inocuidade e identidade dos produtos comercializados no estado.

Para os estabelecimentos, a principal vantagem é a ampliação da área de comercialização de seus produtos, uma vez que, mesmo estando registrado no Serviço de Inspeção Municipal, ele poderá comercializar em todo o território estadual. Para o município, as principais vantagens são, a geração de empregos e renda, uma vez que os estabelecimentos, com uma perspectiva de venda maior, tendem a aumentar sua produção e consequentemente necessitam de mais mão de obra.