Nova célula do Aterro Sanitário Municipal entra em funcionamento

Nesta semana entrou em funcionamento a nova célula do Aterro Sanitário Municipal, localizado no interior do município, na localidade de Faxinal dos Silva. Todos os resíduos sólidos gerados e coletados no município já estão sendo depositado no local.

O aterro recebe resíduos domésticos, comerciais, da indústria, entre outros, os quais são enterrados em uma célula especialmente preparada para recebe-los, sem que haja contaminação do ambiente ao redor. Desta maneira, os resíduos se decompõem a longo prazo na natureza.

A nova célula do Aterro Sanitário Municipal tem capacidade para 12,5 mil m³, com tamanho aproximado de 128 metros de comprimento e 30 metros de largura. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Haniskievicz, “a vida útil da célula, no atual ritmo de geração de lixo, é de aproximadamente dois anos, mas precisamos aumentar esse tempo. Para isso contamos com a colaboração da população através da separação correto dos lixos orgânico e reciclável”, disse.

O prefeito Sérgio Belich também enfatiza a importância da correta separação do lixo. “Pedimos a ajuda da comunidade para separar corretamente o lixo reciclável e o lixo orgânico. Além de contribuir com o meio ambiente e com a vida útil do aterro, o lixo reciclável separado vai para a indústria de reciclagem, sendo manuseado por famílias que sobrevivem da reciclagem e tiram seu sustento dessa atividade”, relatou.