Palmeira inaugura exposições em homenagem à imigração polonesa e recebe Cônsul Geral da Polônia

Na última sexta-feira (19) a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, através do Museu Histórico de Palmeira, realizou a reabertura do próprio Museu, que estava com atividades suspensas devido a pandemia, e a abertura da exposição ‘Meu Coração de Polaco Voltou – origem e influência polonesa na obra de Paulo Leminski’. Para prestigiar ambos os eventos, Palmeira recebeu uma visita especial: a Cônsul Geral da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska.

Museu

A reabertura do Museu ficou marcada pela apresentação de uma nova exposição temporária no espaço, também em homenagem aos 150 anos da imigração polonesa no Paraná. Chamada “Os Imigrantes Poloneses e seus Descendentes: Algumas Histórias”, a exposição tem como base o livro de mesmo nome escrito por Vera Lúcia de Oliveira Mayer e Helena Orchahenski.

O novo horário para visitação no Museu Histórico e Geográfico de Palmeira passa a ser terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, e nos sábados, das 13h às 18 horas.

Leminski

A exposição ‘Meu Coração de Polaco Voltou’, que apresenta as origens polonesas do escritor paranaense, Paulo Leminski, ficará aberta ao público de 22 de novembro até 10 de março de 2022, na Central de Atendimento ao Cidadão, com horário de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A mostra está na sua décima segunda edição e já passou por Curitiba, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Londrina e Porto Alegre e, paralelamente, circulou pela Polônia, nas cidades de Varsóvia e Poznan.

O objetivo da exposição é revelar as origens polonesas do escritor curitibano, Paulo Leminski, que era neto de poloneses, pelo lado paterno, e tinha grande orgulho das suas raízes. A influência da cultura de seus ascendentes também está presente em sua obra, por meio de poemas, textos que analisam os aspectos no comportamento e na fala do povo curitibano que são influência direta da forte presença de imigração, referências desta cultura em sua obra, por meio de painéis, fotos, livros e documentos originais e ainda a exibição de um vídeo com depoimento de Paulo Leminski sobre sua polonidade.

‘Meu Coração de Polaco Voltou’ apresenta ao público um recorte dessa história, garantindo assim a difusão e democratização da nossa cultura, reforçado pela importância do legado do autor e relação orgânica que sua obra tem com a comunidade local, regional e do Paraná.

A mostra em Palmeira tem produção da Múltiplo Produções Culturais; apoios da Casa da Cultura Polônia Brasil, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Associação dos Museus dos Campos Gerais e Um Hotel Palmeira; e realização da Prefeitura Municipal de Palmeira.

Cônsul

A Cônsul Geral da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska, acompanhou a abertura de ambas as exposições, mas também teve em sua agenda uma reunião com o prefeito Sérgio Luís Belich, com o vice-prefeito Major Schulli, com o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Rodrigo Haniskievicz, com o presidente da Câmara de Vereadores, Egon Krambeck, e com representantes da comunidade polonesa em Palmeira.

Olkowska, durante o período da tarde, esteve na comunidade de Santa Bárbara, onde visitou a Igreja Polonesa, o Memorial Polonês e conheceu alguns descendentes de imigrantes polacos no município.