Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) recebe nova pintura

IMG_6691

O prédio que atualmente hospeda o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) está recebendo nova pintura através de fonte livre, pela Secretaria Municipal de Educação. O edifício conhecido como ‘Prédio da Antiga Coletoria’ foi inaugurado em 1907 para o Grupo Escolar Conselheiro Jesuíno Marcondes.

decretoSegundo o historiador e Chefe de Cultura, Paulo Taufer, o local é um dos três edifícios construídos pelo Governo do Estado do Paraná na primeira década do século XX, utilizando o mesmo projeto. ” Um deles está situado no município de Ipiranga e já é tombado e o outro está implantado em área central de Tibagi, abrigando a Biblioteca Municipal”, disse o historiador.

Em estilo eclético, a edificação mantém as características originais até hoje. Foi implantado em área privilegiada no centro de Palmeira, abrigou o Fórum e a Coletoria Estadual. As cores escolhidas continuam predominando ao branco com detalhes em amarelo e dourado, visto que no decreto, não há nenhuma referência às cores originais do prédio. “As fotos mais antigas não nos permitem identificar as cores com exatidão, porém algumas imagens já coloridas nos mostram a cor predominante branca e detalhes em amarelo e dourado”, completou o historiador.

Em 2009 a Escola Municipal Imaculada Conceição e Jesuíno Marcondes, sediou os cursos de educação a distância, graduação, pós e extensão do Polo da UAB. A partir de 2016, até hoje, as atividades são concentradas no edifício localizado na rua Coronel Pedro Ferreira nº 223.foto antiga

IMG_6687