SECRETARIAS

O que você procura?

Programa de Esterilização de Cães e Gatos deve iniciar em fevereiro com trinta procedimentos mensais

Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos no Município de Palmeira

Os programas de controle estadual populacional de cães e gatos segue amparado pela Constituição, que determina que qualquer programa que tenha intuito da esterilização de animais, fora de uma estrutura clínica, precisa ter o projeto encaminhado e aprovado pelo o Conselho Regional de Medicina Veterinária.
Em comparação financeira, para a implantação, manutenção e funcionamento ativo do castramóvel, notou-se que há alto custo do mesmo, uma vez que seu valor ficaria em R$ 960.000,00; em contrapartida, implantar convênios com clinicas veterinárias para realizar os procedimentos necessários, custaria um valor de R$ 86.597,00. Praticamente, nove vezes a menos.

Desta maneira, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Vigilância Ambiental, realizou Edital Público, para que os profissionais da área, atuantes com clinicas veterinárias do município, pudessem se inscrever e participar do “Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos de Palmeira”. Sendo assim, quatro clinicas do município estão credenciadas para realizar os procedimentos dentro do projeto.

Trinta esterilizações mensais serão realizadas

Já no início do mês de fevereiro, as clinicas e profissionais credenciados devem iniciar seus atendimentos, com uma previsão mensal de trinta castrações.
As castrações serão separadas em três categorias: 10 vagas para Organizações Não Governamentais Sem Fins Lucrativos – ONGS e protetores independentes; 10 vagas para acumuladores e cães de rua e 10 vagas para população vulnerável. Caso as vagas de alguma categoria não forem preenchidas, as vagas restantes serão divididas entre as outras categorias.

As castrações serão divididas em ciclos com cada um de uma semana. Na primeira semana serão castrados 5 felinos fêmea e dois felinos machos. Na segunda semana serão castrados 5 cachorros fêmeas e 2 cães machos. Na terceira semana serão castrados 5 felinos fêmeas e 3 felinos machos. Na quarta semana serão castrados 5 cachorros fêmeas e 3 felinos machos. Cada pessoa só poderá castrar um animal por ciclo a critério da Vigilância Ambiental de Palmeira.

Quero castrar meu bichinho, como faço?

Os proprietários que desejam que seus animais sejam castrados devem realizar um cadastro no protocolo físico diretamente na Central de Atendimento ao Cidadão de Palmeira. Onde neste protocolo deverá constar o nome do proprietário, endereço, número de telefone, quantidade de cães e gatos que o proprietário possui e se são machos e fêmeas.
Seguindo os critérios de seleção de acordo com o edital da Prefeitura, quando os animais forem selecionados, a Vigilância Ambiental de Palmeira entrará em contato com os proprietários solicitando que compareçam na clínica em dia e horário determinado para que seja realizado a castração.

Na clínica durante o pré-cirúrgico, o animal receberá um chip, contendo seus dados e do seu tutor, os quais ficarão armazenados em um banco de dados mantido pela Prefeitura, os quais servirão de controle e futuras consultas quando necessário. Após a castração será realizado o monitoramento e acompanhamento pós cirúrgico desse animal até sua alta.

RECEBA AS NOTÍCIAS POR EMAIL

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ORGÃOS E SERVIÇOS PÚBLICOS

Termos de uso

Política de privacidade

Rua Luiza Trombini Malucelli, 134 – Centro

Palmeira – Paraná – CEP 84.130-000

CNPJ: 76.179.829/0001-65

Horário de Atendimento

Segunda-feira a Sexta-feira

08:00 às 12:00 – 13:00 às 17:00

Skip to content