Rede Municipal de Ensino terá atendimento 100% presencial a partir de segunda-feira (4)

A Secretaria Municipal de Educação comunica a todos os pais de alunos da Rede Municipal de Ensino que a partir de segunda-feira (4), todos os estudantes devem retornar ao atendimento escolar na modalidade presencial, mantendo o direito às atividades remotas para os alunos com justificativa médica.

Na última semana foi recebida a Resolução 860/2021, emitida pela Secretaria de Saúde do Governo Estadual, alterando a Resolução 735/2021, que citava o ensino opcional para o modelo presencial ou remoto, por meio do Termo de Consentimento. A nova resolução cita que o atendimento presencial deve ser priorizado e que a oferta da modalidade online (remota) deve ser garantida para estudantes que estiverem em isolamento, quarentena para Covid-19 ou a critério médico por comorbidade.

Na última terça-feira (28) Secretaria Municipal de Educação realizou uma reunião com o Comitê de Volta às Aulas para discutir a respeito das alterações no formato das atividades escolares do município. Para tanto, foram enfatizadas algumas considerações em relação ao retorno presencial que vem acontecendo desde o mês de maio, de maneira gradativa, como: estabilidade do número de casos de contaminação pela Covid-19, sem complicações relevantes relacionadas; a melhor organização e efetividade na condução do trabalho pedagógico; o fato de que o atendimento presencial é essencial para o rendimento e desenvolvimento escolar e ainda que é possível perceber a escola como um ambiente seguro e de controle.

Diante do exposto, todos os presentes se manifestaram favoráveis à proposta que também ampliará a oferta do transporte escolar, sendo que a Resolução não traz restrições quanto ao número de pessoas transportadas dentro do limite máximo de lotação.

É importância ressaltar que tanto nas instituições de ensino, quanto no transporte, as medidas de prevenção e controle da pandemia serão mantidas conforme o Protocolo de Biossegurança e conforme já acontece, com cuidados como: aferição da temperatura, uso obrigatório de máscara, higienização das mãos e uso de álcool em gel, intensificação da higiene dos ambientes, objetos e ônibus, reorganização dos mobiliários dentro das salas de aula visando ampliar o espaço utilizado pelos alunos para manter o distanciamento e escalas para utilização de ambientes com maior possibilidade de aglomeração, como refeitórios.

Destacamos também que essa é uma responsabilidade das Instituições de Ensino, dos alunos, colaboradores, dos pais e de todos aqueles que frequentarem estes locais.