Saúde esclarece sobre os protocolos de testagem, isolamento e prazos

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE), esclarece à população sobre os protocolos de testagem e isolamento em decorrência da pandemia de Covid-19.

Nas últimas semanas o serviço de saúde pública do Município passou a receber um fluxo maior de pacientes sintomáticos respiratórios suspeitos de Covid-19, assim como todos os municípios do Paraná.

Consequentemente o número de coletas para análise enviadas ao laboratório regional teve um aumento considerável, o que também aumentou o tempo para a apuração dos resultados dos exames e encaminhamento dos mesmos ao Município.

Enquanto aguarda o resultado do exame, o paciente deve respeitar o período de isolamento, não tendo contato com outras pessoas fora do ambiente domiciliar e podendo retornar às suas atividades normais 10 dias após a data do início dos sintomas. Porém, a saída do isolamento deve ocorrer apenas se nas últimas 24 horas do período de isolamento o paciente não apresentar febre e ter redução dos sintomas respiratórios sem uso de antitérmicos.

O isolamento durante esse período é devido a transmissibilidade da doença. Encerrado o período de isolamento e a não constatação de sintomas, considera-se que o indivíduo não pode transmitir o vírus na ocasião.

Orientação

Portanto, a orientação da Secretária de Saúde é para que os pacientes que realizaram coleta para diagnóstico de Covid-19 e ainda não receberam laudo/resultado devem respeitar obrigatoriamente o período de isolamento descrito no Termo de Isolamento fornecido pelo médico.

Decorrido o prazo de isolamento, mesmo sem laudo/resultado do exame, o paciente sem sintomas nas últimas 24 horas poderá retornar às suas atividades enquanto aguarda o resultado do exame.

Exemplo: Paciente iniciou isolamento no dia 07/01 e no fim do prazo de isolamento, em 17/01, ainda não recebeu resultado de exame e não apresentou sintomas nas últimas 24 horas: poderá retornar às atividades normais em 18/01 e aguardar o resultado do exame.

Dúvidas

Em caso de dúvidas, o munícipe pode entrar em contato com o Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública do Município de Palmeira, o qual tem endereço na Rua XV de Novembro, 570, e atende através do telefone 3909-5096.