Vacina contra a Influenza já foi aplicada em 2.293 palmeirenses

A vacinação contra a Influenza em Palmeira atingiu a marca de 2.293 doses aplicadas no município, de acordo com o relatório emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, na última sexta-feira (14). Nesta etapa da campanha recebem a vacina as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), além de profissionais da área da saúde.

Até o momento já foram vacinadas 1.876 crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias (68,4% do total), 206 gestantes (54,3%), 54 puérperas (86,6%) e 157 profissionais da saúde (26,7%), totalizando 2.293 doses aplicadas (16,5%). A meta total de Palmeira é aplicar 13.895 doses, incluindo também grupos que receberão a vacina futuramente (pessoas com mais de 60 anos, professores, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência).

A partir desta terça-feira (18) a vacinação contra a Influenza também será realizada em pessoas com idade de 90 anos ou mais. As equipes das Estratégias de Saúde da Família do bairro de referência do paciente entrarão em contato para agendar a vacinação domiciliar.

Para os demais grupos as vacinações são realizadas nas 15 Estratégias de Saúde da Família do Município, nas terças e quartas-feiras. Nos demais dias da semana (segundas, quintas e sextas-feiras) acontece a vacinação da Campanha contra a Covid-19. As demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação seguem sendo aplicadas em todas as Estratégias de Saúde da Família do Município, de segunda a sexta-feira.

O usuário que for receber a vacina deve levar à unidade de saúde os documentos necessários à vacinação: carteira de vacinação e cartão do SUS. Também é imprescindível o uso de máscara e a manutenção do distanciamento social, evitando aglomerações.

Doses recebidas

Desde o início da campanha de vacinação contra a Influenza em Palmeira o município já recebeu 5.140 doses, através da 3ª Regional de Saúde. A última remessa recebida foi na quinta-feira (13), com 1.170 vacinas, sendo 1.060 para idosos e 110 para trabalhadores da educação.

Vacina

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o Coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.