SECRETARIAS

O que você procura?

Vigilância em Saúde inicia campanha de conscientização e promoção da saúde do trabalhador caminhoneiro

Nesta quinta-feira (9) a Vigilância em Saúde de Palmeira dá início à campanha de Conscientização e Promoção da Saúde do Trabalhador Caminhoneiro, uma classe profissional que sofre diariamente com vários fatores, por vezes inevitáveis na profissão, como sobrecarga de trabalho, falta de tempo, função repetitiva e desgastante, tornando-se uma jornada de trabalho longa e que oferece riscos físicos e mentais.

Sabendo da imensa importância desta classe profissional para o município, a Vigilância em Saúde de Palmeira realiza a campanha dedicada exclusivamente à promoção da saúde do trabalhador caminhoneiro. Durante o mês de setembro o setor irá divulgar várias orientações específicas para estes profissionais e irá realizar o dia da Saúde do Trabalhador Caminhoneiro, no dia 28, com a realização de várias ações e atividades.

O primeiro texto da campanha foi elaborado pela engenheira de alimentos da Vigilância Sanitária de Palmeira, Ângela Haas Dias. Leia:

A Alimentação dos Caminhoneiros

Uma boa alimentação, mesmo na estrada, nos traz qualidade de vida e, principalmente, saúde para mantermos nossa profissão. Independente se sua refeição é preparada ou consumida em restaurantes e lanchonetes da estrada, algumas dicas são importantes:

1 – Hidrate-se: Tomar ao menos 2 litros de água por dia ajuda no bom funcionamento do nosso organismo. A indicação é sempre de beber água, mas, se desejar, também pode incluir chás, chimarrão, água de coco e sucos naturais na hidratação. Evite bebidas industrializadas e ricas em açúcar, pois por este motivo, por exemplo, o refrigerante não é indicado.

2 – Alimente-se ao menos 3 vezes ao dia: Nem sempre é possível seguir horários mais rígidos em relação ao momento de comer, mas uma das dicas de alimentação para caminhoneiros é comer pelo menos 3 vezes ao dia. O café da manhã, almoço e jantar devem fazer parte da rotina, mesmo com horários variáveis e, se possível, deve inserir pequenos lanches na alimentação. Isso ajudará a evitar a fome e dará mais disposição. Sempre que possível, consuma frutas e sementes oleaginosas como castanhas, nozes e até o amendoim (em pequenas porções) entre as refeições.

3 – Evite frituras, molhos, condimentos e pimenta que aumentam a acidez e deixam a digestão mais lenta, prejudicando o estômago e provocando sonolência.

4 – Escolha o local onde irá comer: procure locais indicados e que tenham uma boa higiene e, quando possível, prepare seus alimentos, mantendo sua cozinha organizada e segura. Não é raro ouvir relatos de intoxicação alimentar ou algum tipo de reação após comer em um determinado local que não tem boa higiene e preocupação com o preparo dos alimentos.

5 – Evite também cigarros e o consumo de bebidas alcoólicas.

6 –Cuide de sua saúde: procure postos de atendimento nas estradas e, sempre que possível, o seu médico de referência em sua cidade.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ORGÃOS E SERVIÇOS PÚBLICOS

logo
logo-teste-me

Rua Luiza Trombini Malucelli, 134 – Centro

Palmeira – Paraná – CEP 84.130-000

CNPJ: 76.179.829/0001-65

Horário de Atendimento

Segunda-feira a Sexta-feira

08h às 12h – 13h às 17h

Pular para o conteúdo