SECRETARIAS
O que você procura?

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Neste mês de maio, em especial, a Secretaria Municipal de Assistência Social alerta a população sobre ações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O próximo dia 18 é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de brasileiros destas faixas etárias.

A proposta da campanha é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, com o objetivo de garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.

Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerado sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção. A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal, como na exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, podem se tornar mercadorias e assim serem utilizadas nas diversas formas de exploração sexual como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo.

Denúncias

Se você sabe de algum caso ou desconfia que uma criança e/ou adolescente está sofrendo qualquer tipo de violência, denuncie. Somente através de denúncias é que este crime não irá passar impune. As crianças e adolescentes de Palmeira merecem cuidado.

As denúncias podem ser realizadas para o Conselho Tutelar, através do telefone 3909-5045, para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), para o Disque 100 – Direitos Humanos, ou para a Polícia Civil e Militar, através do número 190

18 de maio

O dia 18 de maio foi escolhido para ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes devido a um crime bárbaro que chocou todo o país, aconteceu em Vitória (ES), na data, em 1973: o “Caso Araceli”.

RECEBA AS NOTÍCIAS POR EMAIL

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ORGÃOS E SERVIÇOS PÚBLICOS

Termos de uso

Política de privacidade

Rua Luiza Trombini Malucelli, 134 – Centro

Palmeira – Paraná – CEP 84.130-000

CNPJ: 76.179.829/0001-65

Horário de Atendimento

Segunda-feira a Sexta-feira

08:00 às 12:00 – 13:00 às 17:00