Decreto com medidas mais restritivas de enfrentamento ao Covid-19 entrará em vigor na próxima segunda-feira

Reunião novo decreto covid (1)O novo decreto municipal de enfrentamento ao Covid-19, que entrará em vigor na próxima segunda-feira (22), foi discutido na tarde desta sexta-feira (19), em reunião na Central de Atendimento ao Cidadão. Participaram das conversas representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, comerciantes, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e representantes da Santa Casa.

O prefeito Sérgio Belich esclareceu que o novo decreto terá medidas mais restritivas e a ação é necessária devido ao aumento espantoso no número de casos confirmados e de óbitos ocorridos nos últimos dias. “Nos reunimos para, em conjunto, acharmos soluções. Infelizmente muitas pessoas não estão levando a pandemia a sério e acabam desrespeitando os decretos vigentes e às demais pessoas que vivem em sociedade. Não adotaremos um lockdown neste momento, mas teremos medidas mais severas que as do decreto anterior”, disse.

Reunião novo decreto covid (2)O procurador geral do Município, Carlos Eduardo Mezzadri, enfatizou que “é necessário conter a curva de contágio da pandemia e queremos conseguir através deste novo decreto. Nosso município está com números altos e por isso decidimos elaborar um novo texto, visto que o último não estava tendo tanta eficiência quanto gostaríamos” destacou.

Entre as alterações do novo decreto, que serão válidas por 15 dias, estão o novo horário do toque de recolher, que será das 21 horas às 5 horas do dia seguinte, todos os dias da semana, a medida de que todos os serviços não essenciais deverão estar fechados no período que compreende das 18 horas de sexta-feira até as 5 horas da manhã de segunda-feira, além de medidas referentes a prática de atividades desportivas e de recreação ao ar livre, funcionamento de templos religiosos, estabelecimentos de ensino, multas e demais sanções previstas, entre outros. O texto completo do decreto nº 14.234, de 19 de fevereiro de 2021, será publico e passará a ter validade na segunda-feira (22).

Reunião novo decreto covid (3)O secretário municipal de Saúde, Giovatan de Souza Bueno, lamentou que as muitas pessoas do município não estejam respeitando os decretos vigentes, deixando a pandemia atingir a atual situação que se encontra em Palmeira. “As pessoas estão brincando com a vida, levando o perigo para as suas casas e para os seus entes queridos. São pessoas fazendo festas, se aglomerando em praças e demais locais públicos, compartilhando narguilé, ingerindo bebida alcoólica em grupo. Infelizmente temos que optar por medidas mais severas neste novo decreto, mas só assim temos chance de conter a avanço da pandemia”, enfatizou.

Estiveram presentes na reunião o prefeito Sérgio Belich, o vice-prefeito Major Schulli, o procurador geral do Município, Carlos Eduardo Mezzadri, Juíza titular da Comarca de Palmeira, Cláudia Sanine Ponich Bosco, o promotor,  promotor de Palmeira, Antonio Carlos Nervino, o secretário municipal de Saúde, Giovatan de Souza Bueno, o secretário municipal de Finanças e Gestão Pública,  Marcos Antônio Bordinhão, o sargento Paulo Almeida, do Corpo de Bombeiros, o sargento Heitor Guera, da Polícia Militar, e a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Palmeira, Telma Margraf.