Município apresenta programa ‘Palmeira Juro Zero’ com benefícios para empreendedores locais

O Município de Palmeira apresentou na noite de ontem (1º), no Clube Palmeirense, o programa ‘Palmeira Juro Zero’ para microempreendedores individuais, empreendedores de micro e pequenas empresas, bem como profissionais autônomos, empreendedores populares e empreendedores rurais. O programa pretende impulsionar empresas, por meio do acesso a crédito facilitado e sem juros, incentivando a formalização de novos negócios e a geração de empregos e renda.
O prefeito Sérgio Belich destacou que “com a implantação do ‘Palmeira Juro Zero’, o Município oferece acesso a serviços financeiros aos empreendedores locais, especialmente à população de baixa renda, além de apoiar os empreendimentos que passaram por momentos de dificuldades em razão da baixa atividade econômica em virtude das medidas de contingenciamento da pandemia do Covid-19”, disse.
A apresentação do programa foi realizada pelo secretário de Finanças, Marcos Antônio Bordinhão. Ele explicou que o programa entra em vigor nesta quinta-feira (2) e tem o objetivo de desenvolver a atividade dos empreendedores locais para também desenvolver o município. “De forma simples, os pequenos empresários poderão realizar empréstimos e pagar somente o valor contratado com a instituição bancária, sendo que os juros serão subsidiados pelo Município. Desta forma, a carga das prestações será amenizada para o empreendedor, que por sua vez, terá mais recursos para investir em seu negócio e fazê-lo prosperar, assim como a economia do município ficará fortalecida”, relatou o secretário
Categorias e acesso
O ‘Palmeira Juro Zero’ conta com três categorias. A primeira delas é destinada aos trabalhadores informais com atividade já sendo exercida e sem registro em carteira. Neste caso o valor solicitado pode ser de até R$ 2 mil. Já a segunda categoria é voltada para microempreendedores individuais (MEI) e micro empresas (ME) que tenham até 12 meses de fundação e para empreendedor rural com faturamento de até R$ 81 mil. Nesta caso o valor solicitado pode ser de até R$ 5 mil.
A terceira categoria abrange microempreendedores individuais (MEI) e micro empresas (ME), que tenham mais de 12 meses de fundação, além de micro empresa e empreendedor rural com faturamento de até R$ 360 mil. O valor solicitado na categoria três é de até R$ 10 mil. O valor que o Município irá investir no programa nos próximos dois anos é de R$ 521.324,28, com previsão de R$ 4,4 milhões de impulsionamento na economia local através das movimentações geradas pelo ‘Palmeira Juro Zero’.
Podem ter acesso ao ‘Juro Zero’ somente tomadores do crédito que efetuem o pagamento de suas parcelas em dia. Para solicitar acesso ao programa é necessário ir até a Sala do Empreendedor, localizada na Central de Atendimento ao Cidadão, na rua Luiza Trombini Malucelli, 134. O prazo de vigência do programa será de 90 dias.
O programa ‘Palmeira Juro Zero’ é desenvolvido em parceria entre o Município de Palmeira, Sicredi, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Comercial e Industrial de Palmeira (Acip).
Todos por Palmeira
Os secretários Marcos Antônio Bordinhão e Rodrigo Haniskievicz também apresentaram o programa ‘Todos por Palmeira’, que abrange vários outros programas planejados para auxiliar o desenvolvimento de Palmeira em diversas áreas e que estão sendo implantados aos poucos. Os programas estão divididos em quatro eixos, que são:
Palmeira Acolhedora: Sala do Cidadão, Acolher e Proteger, Palmeira + Cultura, Descubra Palmeira, Fala Palmeira e Mercado da Família;
Palmeira Crescendo: Palmeira Juro Zero, Invest Palmeira, Palmeira + Energia, Tributo Consciente, ReUrbe e Palmeira Agro;
Palmeira Qualidade: Palmeira + Estradas, Pedal Cidade Clima, Palmeira + Esporte e Lazer, Saúde de Qualidade, Palmeira Cidade Limpa, Palmeira Camisa 10, Escola Renovada e Mentes Fortes;
Palmeira Exemplo: Palmeira Compliance, Palmeira Lixo Zero, De Olho na Frota, Alfabetizar para Transformar, Controle em Movimento, Palmeira Digital, Transparência Total e Palmeira do Futuro.
O prefeito explicou que “para que todos estes programas sejam desenvolvidos, o Município de Palmeira realizou um grande economia no ano de 2021, priorizando a austeridade nos gastos do dinheiro público e aplicação e investimento correto de valores. Atualmente, o Município de Palmeira tem R$ 30 milhões em cofre, o que nos permite executar todos os programas apresentados, pensando no bem-estar de nossa população e do nosso município. Estes programas serão um grande passo para Palmeira tornar-se um município exemplo”, disse Belich.
O evento também contou com a Palestra “Cooperativismo de Crédito: O equilíbrio entre social e econômico”, voltada aos empreendedores que estavam presentes no lançamento dos programa ‘Palmeira Juro Zero’, ministrada pelo Diretor Executivo da Sicredi, Márcio Zwierewicz.