O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI instituíram, por meio de resoluções próprias, o Banco de Projetos. Esse projeto traz a possibilidade de destinação de recursos para projetos específicos de cada entidade, ou seja, dá a oportunidade de o doador escolher para qual instituição quer destinar o recurso do Imposto de Renda.
O processo é bastante simples: basta comparecer à Secretaria de Assistência Social e escolher o projeto de preferência. Depois disso, o doador pode depositar o valor correspondente na conta nº 88.888-5 – FMDCA, Agência 957-1 do Banco do Brasil ou na conta nº 23092-8 – FMDPI Palmeira/PR ou deduzir o valor na hora da declaração.
Há três opções para doação:
A primeira é de 6% para pessoas físicas, depositando na conta do Fundo durante o exercício (até 31/12) – levando o comprovante na Secretaria de Assistência Social e pegando o recibo. O valor será devolvido junto com a restituição, e pode-se escolher um projeto do Banco de Projetos.
A segunda opção é de 3% para pessoas físicas, doação na própria declaração (Declaração Completa). O valor será abatido do total a pagar, e será gerada uma DARF para recolhimento. Não é possível escolher a entidade que receberá a destinação, e o valor vai para a conta geral do Fundo, sendo destinado a entidades através de edital.
A terceira opção é de 1% para pessoa jurídica, depositando na conta durante o exercício, e somente empresas enquadradas no lucro real devem declarar na Escrituração Contábil e Fiscal.
Em vez de ser coletado para os cofres da União, o imposto é recolhido diretamente para o Fundo e aplicado na comunidade local.

Alunos encaminhados para consultas com especialistas em Curitiba, recebem atenção especial
As crianças que são encaminhadas para consultas em Curitiba pela Secretaria de Educação, através do Setor de Educação Especial e Inclusão, passam a contar com