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Reunião entre Prefeitura e moradores do Quero Quero define como será a estrada local

Depois de muitos anos convivendo com buracos, barro e poeira, eles puderam decidir entre asfalto, paver e concreto para a estrada da comunidade

Em reunião que aconteceu na noite desta quarta-feira (15), por decisão da maioria, os moradores da comunidade do Quero-Quero optaram pela pavimentação da estrada daquela localidade conforme o previsto no projeto original que prevê o pavimento em paver. A Prefeitura levou três opções de revestimento para a estrada: asfalto, paver e concreto.A reunião aconteceu no salão da Igreja católica com a participação de dezenas de moradores.

Pela Prefeitura, para prestar os esclarecimentos técnicos de cada tipo de pavimento estiveram o engenheiro responsável pelo projeto, Aldemar Viante e os secretários do Desenvolvimento Rural, Geraldo Vasco e do Desenvolvimento Urbano, Fabiano Cassanta.

Em nome da comunidade, a moradora do local Silvane Eurich, responsável pela organização do encontro, destacou a forma democrática como o prefeito Altamir Sanson vem tratando a questão, dando oportunidade aos moradores de escolherem a melhor opção para a comunidade. Ela explicou os motivos da reunião e pediu que se buscasse consenso para que uma solução duradoura para o problema que a comunidade vive há anos.

Geraldo Vasco e Fabiano Cassanta deixaram claro que os recursos financeiros para a obra já estão liberados e que só falta mesmo a decisão dos moradores. A obra já foi licitada, há uma empresa vencedora. Eles lembraram que um recurso foi interposto, por parte de outra empresa participante do certame e que, assim que houver uma definição sobre essa questão, o contrato poderá ser assinado para início das obras.

Eles também explicaram que, independente do tipo de piso utilizado, a obra terá uma extensão de 5.483,90 metros.

Já o engenheiro, Aldemar Viante explicou os detalhes técnicos de cada pavimento: asfalto, paver e concreto, destacando vantagens e desvantagens de cada um deles.

Asfalto: Em relação ao asfalto, ele destacou que se trata de pavimento de boa qualidade, com vida útil estimada em torno de 10 anos, de boa resistência e baixa manutenção. No entanto, trata-se de um produto cujo preço oscila de acordo com as variações do dólar, necessita mão de obra especializada feita, geralmente, por empresas terceirizadas, além da possibilidade de problemas ambientais durante a obra.

Paver: Quanto ao Paver, Viante informou que, no início a proposta era de usar pedras poliédricas. Não foi possível pela impossibilidade de financiamento para esse tipo de pavimento. O paver é o material mais parecido com as poliédricas. Trata-se de um material também resistente, de baixa manutenção e o projeto prevê a fixação numa base apropriada para suportar o trânsito previsto para aquela estrada. Não necessita mão de obra especializada, a obra é rápida porque, uma vez feito o assentamento o trânsito é liberado em seguida e tem uma vida útil estimada em 20 anos.

Concreto: Trata-se de um tipo de pavimento que vem sendo utilizado em larga escala devido à sua durabilidade. A obra é mais demorada, já que depende de um tempo de secagem e cura de, aproximadamente, dez dias entre a aplicação e a liberação ao tráfego. Enquanto paver necessita uma base forte, o concreto é aplicado em uma base menor, o que ajuda a equilibrar os custos. Praticamente não requer manutenção, mas, se necessária, é de fácil e rápida reparação. O tempo de vida útil estimada em 40 a 50 anos.

Viante explicou que, no caso o paver, como a licitação já foi realizada, é possível que a assinatura do contrato ocorra em pouco tempo e a obra tenha início entre 30 a 60 dias. Para os outros pavimentos, será necessário refazer o projeto e uma nova licitação o que atrasaria o início das obras em, pelo menos, 6 meses.

Após as explicações e, depois de responder diversas perguntas, por votação os moradores escolheram a segunda opção, mantendo o projeto inicial. Assim, a estrada da comunidade do Quero Quero será revestida com pavers com previsão de até 60 dias para o início das obras.

A extensão total será de 5.483,90 metros, com 8 metros de largura sendo duas pistas de 3,25 metros cada e uma faixa de ciclovia/pedestres com largura de 1,50 metro. O valor total da obra é de R$ 8.850.000 00 com prazo de conclusão previsto em 10 meses.

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