Na última sexta-feira (04), Palmeira realizou sua 1ª Conferência de Políticas para as Mulheres — um evento fundamental que reuniu líderes e a comunidade para debater e propor avanços nos direitos femininos. A palestrante Priscila Schran de Lima contribuiu com o tema “As mulheres, os territórios e as cidades”.
As discussões contemplaram temas fundamentais, com propostas como a democracia e participação feminina na política (reserva de cadeiras nos legislativos, criação da Secretaria Municipal da Mulher, Família e Juventude — SMFJ — e de um Centro de Referência de Atendimento à Mulher — CRAM), o trabalho, equidade salarial e autonomia econômica (com foco em profissionalização, empreendedorismo e fomento a agroindústrias locais), a criação de territórios livres de violência (com redes de apoio, capacitação de profissionais e auxílio a vítimas), o direito ao território e sustentabilidade (com segurança urbana, iluminação pública e programas para mulheres rurais), a educação não sexista e cultura para igualdade (com formações sobre igualdade de gênero e conscientização familiar), e a saúde integral e bem-estar da mulher (com foco em prevenção ao sofrimento e valorização do trabalho feminino).
Durante o evento, foram eleitas as delegadas que representarão Palmeira na V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres: Ceres Cristina Marques, Carmem Noemia Guesser, Marilene Mainginski e Edeltraud Regina Lowen Gomes. A etapa estadual acontecerá de 29 a 31 de julho, em Foz do Iguaçu.
Esta conferência é um passo essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária em Palmeira, fortalecendo o protagonismo feminino na formulação de políticas públicas.

Prefeito e Secretários de Palmeira participam do Paraná Mais Cidades, em Foz do Iguaçu
Encerra hoje em Foz do Iguaçu a edição 2025 do Paraná Mais Cidades. No evento, o governador Ratinho Junior apresentou as principais ações estaduais nas