A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta quarta-feira (21) a apresentação do ‘Diagnóstico social de Palmeira, com foco na identificação do trabalho infantil’. O evento foi realizado no período da manhã, no auditório da Central de Atendimento ao Cidadão
O diagnóstico é resultado do trabalho da Equipe das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), a qual traçou um plano de ação em 2019, que tinha como umas das etapas a elaboração do diagnóstico sobre o trabalho infantil.
O trabalho foi realizado em parceria intersetorial, onde foram entrevistados 4.309 crianças e adolescentes, através da contratação da empresa Painel Pesquisas.
Na primeira etapa, com aplicação da pesquisa quantitativa de modalidade censitária, realizada em março e abril de 2022, foram entrevistados 3.624 crianças e adolescentes, do 3º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio. Numa segunda etapa, com pesquisa qualitativa, no mês de junho de 2022, o trabalho contou com a participação de 685 crianças do 1º e 2º ano do ensino fundamental.
Durante o evento Ermelinda Maria Uber Januário, da empresa Painel Pesquisas, apresentou os dados coletados durante as pesquisas. Também foi ressaltada a importância do fortalecimento do trabalho na rede de proteção e no sistema de garantia de direitos, com a finalidade de buscar estratégias e estabelecer ações de forma a tirar crianças e adolescentes que estejam inseridos no cenário do trabalho infantil.
Estiveram presentes no evento o prefeito Sérgio Belich, o promotor de Justiça, Antônio Carlos Nervino, o secretário de Assistência Social, Mário Wieczorek, a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Márcia Regina Pereira Ristow, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Diego José Lopes, além de representantes de instituições e entidades.