A Secretaria Municipal de Saúde, para esclarecer as dúvidas da população, informa quais públicos devem receber doses da vacina contra a Influenza na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A determinação é feita pela Ministério da Saúde e deve ser cumprida integralmente pelos municípios.
Nesta segunda etapa da campanha, que vai de 3 de maio a 3 de junho, podem ser vacinados somente os seguintes grupos prioritários: crianças (6 meses a < de 5 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Na primeira etapa, que aconteceu de 4 de abril a 2 de maio, a vacinação foi realizada em idosos com 60 anos ou mais e em trabalhadores da área da saúde.
As vacinações de alguns grupos específicos geraram repercussão e dúvidas na população nos últimos dias. De acordo com o Informe Técnico, na área da saúde, por exemplo, todos os trabalhadores dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, devem receber doses. Já no caso da área da educação, o Ministério da Saúde determina que somente professores do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e superior devem receber a vacina contra a influenza neste momento, em escolas de caráter público e privado.