Confira as respostas para as principais dúvidas sobre o Programa de Controle de Cães e Gatos de Palmeira

Na próxima semana a Secretaria Municipal de Saúde inicia a realização de castrações de animais, através do Programa de Castração da Prefeitura Municipal de Palmeira. Elaboramos um guia com as principais perguntas que recebemos sobre o programa:

Quando começam as inscrições para o Programa?

R – Iniciam na terça-feira, dia 1º de fevereiro

Quem pode participar do Programa de Castração do Município de Palmeira?

R – O Programa de castração é voltado para famílias com vulnerabilidade social, acumuladores de animais, protetores independentes, ONGs de proteção animal e cães de rua.

Quais são as famílias vulnerabilidade social a serem contempladas neste primeiro momento?

R – Beneficiários do Auxílio Brasil (Bolsa Família) que comprovem vínculo ativo com o programa.

Quero inscrever meu cãozinho ou gatinho no programa. Como eu faço?

R – Você deve ir no setor de Protocolo, na Central de Atendimento ao Cidadão (rua Luiza Trombini Malucelli, 134, em frente ao Corpo de Bombeiros) para fazer o cadastro. Você deve anexar junto alguns documentos. Não serão aceitos cadastros sem esses documentos.

Quais documentos devo levar?

R – CadÚnico, comprovante de ser benificiário do Auxílio Brasil (Bolsa Família), uma conta de água e luz e preencher a ficha de cadastro com todos os dados.

O que ocorrerá após eu preencher a ficha de cadastro?

R – O cadastro será encaminhado para a Vigilância Ambiental, a qual entrará em contato e marcará uma visita domiciliar. Após a visita, o animal será encaminhado para a lista da castração.

A castração foi marcada. Quais são os cuidados que eu preciso ter com os animais antes das castrações?

R – O animal precisa ter no mínimo 6 meses de idade e ser saudável. Cães precisam tomar banho no dia anterior à castração. É preciso que ele fique 6 horas sem tomar água e 12 horas sem comer antes da castração. Será repassado ao proprietário o endereço da clínica na qual ocorrerá a castrações e o horário. O transporte é responsabilidade do proprietário, que deverá assinar um termo de responsabilidade.

E os cuidados depois da cirurgia?

R – Deve-se observar o curativo e os pontos por uma semana e aplicar a medicação receitada pelo veterinário. Os animais castrados receberão microchip com informações sobre o animal. Esses animais serão acompanhados por seis meses pela veterinária da Vigilância.

E quem marcar a castração e não comparecer sem justificativa?

Os inscritos que não comparecerem na data e horário marcado para castração sem justificativa, terão que abrir novo cadastro e irão para o final da fila.

Mais dúvidas? Entre em contato com a Vigilância Ambiental através do telefone: 3909-5096 ou pelo Whatsapp (62) 8321-8068.

Ultimas Notícias