XIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DISCUTE A RECONSTRUÇÃO DO SUAS

Ontem (29), ocorreu no Clube Palmeirense a XIII Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O evento contou com a presença do prefeito Sérgio Belich, o vice-prefeito Major Schulli, o chefe de gabinete, Edmar Passoni, o secretário municipal Mário Antônio Wieczorek, da Assistência Social, o secretário municipal Igor Henrique Moreira, de Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Comunicação, a secretária municipal de educação, esporte e lazer, Márcia Regina Pereira Ristow, a secretária municipal de saúde, Ana Paula Ferreira Marques, a controladora geral do município, Keitry Kellen Swiech Gabardo, o vereador Egon Krambeck, representando a câmara municipal, além da presidente do conselho municipal de assistência social, Ana Paula Santos Ribeiro, Evelyn Parra, presidente do conselho tutelar de Palmeira, Antônio Cezar Camargo, conselheiro municipal, representantes de entidades, trabalhadores do SUAS e usuários da Política de Assistência Social para este exercício de participação e adesão necessário para avaliar, monitorar, planejar e reconstruir a política de assistência social.

A palestra magna foi proferida pelo Assistente Social Adrianis Galdino da Silva Junior, Conselheiro Estadual de Assistência Social, que destacou os retrocessos que a Assistência Social sofreu e ressaltou a importância de uma reorganização coletiva para a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Durante sua fala, ele ainda apresentou cinco eixos que mais tarde seriam trabalhados em grupos.

Além disso, o evento contou com apresentações artísticas das entidades AMAS e AMB, que oferecem Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e do Serviço de Convivência para Idosos do CEMID, referenciado ao CRAS.

A Conferência é uma construção coletiva dos estados e municípios, que se reúnem em instâncias paritárias entre governo e sociedade civil, para avaliar a condução do SUAS em cada esfera. Essas avaliações são posteriormente enviadas para a Conferência Nacional, para demonstrar como os estados e municípios têm consolidado e construído ao longo dos anos o SUAS.

Ao final do evento, a plenária aclamou propostas para o município, o estado e a União. Também foram apresentadas duas moções de repúdio, que serão encaminhadas aos órgãos competentes. Foram escolhidas também duas delegadas, Valdice Batista e Leticia Correa, que participarão da Conferência Estadual de Assistência Social em outubro de 2023, em Cascavel.

Ultimas Notícias