A Secretaria de Saúde de Palmeira, através da secretária Ana Paula Marques, participou das discussões sobre o incremento dos serviços de saúde pública na região, que está na programação do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (Cimsaúde) para o próximo ano. A reunião aconteceu no último dia 30, de forma híbrida.
O Cimsaúde, do qual Palmeira é membro, pretende adicionar serviços de odontologia, fisioterapia, cirurgias eletivas, médicos da atenção primária à saúde e a estomaterapia em seu rol de produtos
Além dos serviços que serão disponibilizados para os usuários do sistema público de saúde, o Consórcio deve ainda realizar licitações compartilhadas para os municípios melhorarem a estrutura da saúde. Equipamentos médicos, odontológicos, laboratoriais, câmaras de vacinas, materiais permanentes e veículos poderão ser adquiridos pelo CimSaúde.
Durante a reunião os gestores da região também debateram e aprovaram o orçamento para o próximo ano. Para contar com os novos serviços, o Consórcio deve aumentar o orçamento de R$ 11,8 milhões em 2022, para R$ 15,5 milhões em 2023.
Os números de consultas e exames realizados em 2022 também foram apresentados. Até o mês de setembro, o Consórcio havia disponibilizado mais de 200 mil procedimentos e consultas. Mais que o dobro do que havia sido realizado em 2021.
Para destacar este aumento, o CimSaúde citou os números de consultas e exames desde 2017. Naquele ano foram realizados 70.319 procedimentos, o que representa um aumento de quase 200% em cinco anos de atuação e fortalecimento. Em 2018, o Consórcio realizou 81.422; 2019, 76.926; e em 2020 registrou uma queda por conta da pandemia da Covid-19, com um total de 37.515 procedimentos.

Alunos encaminhados para consultas com especialistas em Curitiba, recebem atenção especial
As crianças que são encaminhadas para consultas em Curitiba pela Secretaria de Educação, através do Setor de Educação Especial e Inclusão, passam a contar com