PREMIAÇÃO DA CAMPANHA DE COLETA DE OLÉO USADO NAS ESCOLAS E CMEIS MUNICIPAIS

A campanha Lólio nas escolas foi uma parceria entre a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, a Secretaria de Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Comunicação, e a empresa Lólio. Teve como principal ação a Campanha de coleta de óleo usado junto às 18 escolas e CMEIs municipais.

Como forma de incentivo, os alunos que coletaram o óleo usado em suas casas, com familiares e vizinhos, puderam trocar o óleo usado na escola por “lólios”, uma espécie de crédito, os quais foram trocados por brinquedos. Estes foram entregues ontem, no dia 12/12, na cerimônia de encerramento da campanha.

A campanha Lólio foi um projeto piloto nas escolas e pode-se afirmar que foi um sucesso. Mesmo em um curto período de realização, foram coletados 1.402 litros de óleos usados. Foi uma ação importante, pois todo esse óleo poderia ser descartado incorretamente na rede de esgoto da cidade de Palmeira. No entanto, devido ao engajamento e empenho dos alunos, desde a educação infantil até a 5ª série das escolas municipais de Palmeira, todo esse óleo usado foi destinado para a Lólio promover a reciclagem.

Além da entrega dos brinquedos, foram premiadas as escolas que se destacaram e apresentaram maior engajamento na arrecadação dos óleos. Estas foram premiadas com kits de frescobol. O critério de seleção das três escolas campeãs foi o percentual de participação de alunos de cada escola versus o volume de óleo coletado durante a campanha.
Destaca-se que o trabalho de todas foi muito importante, pois todas estiveram imbuídas de promover a conscientização ambiental.

As escolas destaques foram:
1º lugar – Escola Municipal do Campo Pedro Gross Filho (15 Kits de frescobol)
A escola arrecadou 213 litros de óleo, tendo um percentual de 239,3% de participação dos alunos.

2º lugar – Escola Municipal do Campo de Santa Bárbara de Cima (10 Kits de frescobol)
A escola arrecadou 155,5 litros de óleo, tendo um percentual de 202,0% de participação dos alunos.

3º lugar – Escola Municipal do Campo Prof. Ida Albach (5 Kits de frescobol)
A escola arrecadou 96 litros de óleo, tendo um percentual de 131,5% de participação dos alunos.

As escolas premiadas também receberam a notícia de que no próximo ano receberão a visita e um workshop com o campeão brasileiro de frescobol, o qual ensinará e motivará a prática do esporte entre os estudantes.
A ação da coleta e troca do óleo usado proporcionou aos alunos se envolverem diretamente com as questões ambientais, o que cria experiências significativas, promovendo uma compreensão mais profunda do seu papel como cidadão consciente. A campanha promoveu a participação ativa dos alunos e familiares e principalmente trouxe a alegria e o encantamento com os brinquedos como incentivo, evidenciando que mesmo com atitudes simples, estas podem ser transformadoras.

Ultimas Notícias

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo