Para unir animais que procuram um lar e tutores que querem um novo membro para sua família, o Município de Palmeira, a partir desta sexta-feira (18), disponibiliza uma seção em seu site dedicada exclusivamente para a adoção de animais. A área será gerenciada pela Secretaria de Saúde, através de servidores da Vigilância Sanitária, e pode ser acessada através do link www.palmeira.pr.gov.br/adocao.
“Todos os pets merecem uma vida digna, regada com muito amor e proteção. Além disso, ao adotar o animal de um abrigo você estará, automaticamente, salvando mais de uma vida, pois o espaço do seu novo melhor amigo será disponibilizado a outro animal de rua que será resgatado”, destaca a médica veterinária do Município, Caroline Marie Sundin de Paula.
Animais abandonados e errantes são uma preocupação e podem afetar negativamente a saúde humana por representarem riscos, como mordeduras e transmissão de zoonoses. O abandono acarreta impactos negativos para o indivíduo abandonados e também para toda a comunidade em seu entorno. Implica em custos sociais, econômicos, emocionais e de saúde. O indivíduo abandonado está em risco eminente de fome, sede, desnutrição, adquirir doenças, lesões, ser vítimas de maus tratos, se envolver em acidentes de trânsito e também é fonte de zoonoses para humanos.
Animais sem lar e sem tutores são um problema social e ambiental: são foco de doenças, reviram lixo buscando alimento, podem atacar pessoas, correm risco de morte por atropelamento ou envenenamento, podem sofrer maus tratos e passam frio, fome e sofrimento. A adoção é capaz de salvar vidas e proporcionar uma vida melhor para os animais que estão nas ruas, abandonados, com fome e com risco de serem vítimas de maus tratos.
O número de animais abandonados no Brasil é cada vez maior. A maioria destes animais são SRD (sem raça definida), mas animais de raça podem ser abandonados também. Abrigos e protetores não conseguem dar conta da enorme demanda e muitas vezes não conseguem proporcionar uma boa qualidade de vida aos animais resgatados. As pessoas têm grande preconceito em adotar animais que foram abandonados e não fazem ideia de como esses animaizinhos chegaram até lá. É preciso educar e conscientizar a população sobre a importância da adoção.
A adoção de cães e gatos é uma importante estratégia de manejo populacional de animais de companhia que permite reinserção desses à sociedade e precisa ser realizado de forma adequada e criteriosa para que o programa obtenha êxito. Adotar um animal é como receber um novo membro da família. Cada espécie e cada animal, além das necessidades básicas, possuem necessidades específicas. Os suprimentos dessas necessidades é que geram condições que promovem o bem-estar do animal.
O que se deve pensar antes de adotar um animal de estimação:
– Você tem condições financeira para arcar com as despesas com o animal?
– Você poderá dar a atenção de que o animal precisa?
– Você terá paciência para ensinar os comportamentos corretos?
– Você irá disponibilizar o espaço de que o animal precisa?
– Todos os membros da família concordam em adotar o animal?
Todos os pets merecem uma vida digna, regada com muito amor e proteção. Além disso, ao adotar o animal de um abrigo você estará, automaticamente, salvando mais de uma vida, pois o espaço do seu novo melhor amigo será disponibilizado a outro animal de rua que será resgatado. Para unir animais que procuram um lar e tutores que querem um novo membro para sua família, a prefeitura de Palmeira irá disponibilizar um site de adoção.
Como inserir um animalzinho no site de adoção da Prefeitura?
1 – Entre no site de adoção da Prefeitura e preencha o formulário em anexo, com informações sobre o animal e um contato para futuros adotantes. Em seguida as equipes do Município entrarão em contato para avaliar o pedido.
Como faço para adotar?
1 – Possíveis adotantes devem entrar na página de adoção da Prefeitura e escolher o animal no qual tem interesse.
2 – Será marcada uma visita para o possível adotante conhecer o animal e tomar sua decisão.
3 – Caso a adoção dê certo, o adotante assinará um termo de responsabilidade de guarda responsável.
4 – Animais adotados pelo site serão inseridos no programa de castração da Prefeitura e serão microchipados.