O Departamento de Turismo recebeu nesta quinta-feira (14), três certificações, através do Ministério do Turismo, Ministro de Estado do Turismo e a Secretária Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, no qual o Município de Palmeira/PR, oficialmente, integra o Mapa do Turismo, reconhecendo o Conselho Municipal de Turismo – Palmeira / PR e a Instância de Governança Regional – Campos Gerais, registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro – SISMapa.
A ferramenta reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor. O município ocupa posição na categorização D, considerando o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.
De acordo com o relatório do Ministério do Turismo, os seis estabelecimentos de hospedagem registrados de Palmeira totalizaram 4.945 visitantes domésticos e 116 internacionais no período avaliado. Estes estabelecimentos geraram 27 empregos e arrecadaram R$197,3 mil em impostos federais.
Integrar o Mapa do Turismo é importante para que Palmeira possa ser beneficiada diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local.
A região dos Campos Gerais, na qual Palmeira está inserida, sofreu redução no número de municípios que fazem parte do Mapa, passando de 13 para nove integrantes.