SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL – SMDR

E-mail: secretario.desenvolvimentorural@palmeira.pr.gov.br
Endereço: Rua Luiza Trombini Malucelli, Nº 134
Horário de atendimento: 08h00 às 12h00 – 13h00 às 17h00

À Secretaria de Desenvolvimento Rural compete promover a manutenção corretiva e preventiva das estradas rurais, bem como conservar as mesmas visando manter toda a logística necessária para tráfego seguro de pessoas, veículos e maquinários. Também compete à Secretaria de Desenvolvimento Rural realizar a construção de galerias de águas pluviais, drenagens e canalização de córregos e rios, bem como prestar atendimento técnico e especializado aos produtores rurais do município.

SIM/POA

Tabaco gera receita superior a R$ 93 milhões em Palmeira na safra 2020/2021

Com a implantação do cultivo do tabaco no início dos anos 60 no município, muitos produtores rurais palmeirenses viram uma nova oportunidade de trabalho e renda familiar na produção desta cultura.

Desde então, a produção foi fomentada e teve sua área plantada expandida. Com isso, muitas outras famílias adentraram na produção, gerando mais oferta de produto que, consequentemente, chamou atenção de novas empresas compradoras de tabaco em Palmeira. Hoje, a cultura ocupa a terceira maior receita no município, ficando atrás somente da produção de soja e leite, respectivamente.

De acordo com dados disponibilizados pela Associação de Fumicultores do Brasil (Afubra), no município de Palmeira, na safra 2020/2021, um total de 1.044 famílias, aproximadamente 3.650 pessoas, cultivaram 3.880 hectares da cultura, resultando na colheita de 8.686.000 kg de tabaco, gerando uma receita bruta de mais de R$ 93 milhões.

O valor foi baseado somente na quantidade produzida de produto assegurado às empresas. Portanto, a quantidade produzida pode ser ainda maior e o valor gerado pela receita da cultura seja superior aos dados.

Safra 2021/2022

A expectativa é de que a safra 2021/2022, que ocorre nos meses de setembro a abril, seja ainda maior do que safras anteriores, gerando, além dos empregos diretos, mais de três mil indiretos. Atualmente, sete empresas exploram comercialmente a cultura do tabaco no município.

logo-teste-me