Saúde altera locais de atendimentos para pacientes sintomáticos respiratórios

Em decorrência do aumento no número de casos de pacientes sintomáticos respiratórios, o Município alterou o protocolo de atendimento para agilizar e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. A partir desta quarta-feira (26) o protocolo de atendimento de pacientes sintomáticos respiratórios vai funcionar da seguinte maneira:

As unidades de saúde dos bairros que possuem atendimento médico serão responsáveis pelo atendimento integral dos pacientes com sintomas respiratórios, ou seja, se a unidade de saúde do seu bairro possui atendimento médico e de enfermagem, o paciente com sintomas respiratórios deve procurar a unidade onde será acolhido, realizará o teste rápido para Covid e passará por consulta médica de acordo com o protocolo da Secretaria de Saúde.

A própria unidade irá fornecer o laudo do teste, termo de isolamento (se positivo) e demais orientações. Os atendimentos ocorrem das 8h às 17 horas, com intervalo de almoço das 12h às 13 horas.

Se a unidade de saúde não possuir médico, o paciente com sintomas respiratórios deverá procurar a unidade e realizar o teste rápido para Covid. Se o resultado for positivo, a pessoa será encaminhada à Central Covid, localizada na rua XV de Novembro, 570, para realização de consulta médica.

A Central Covid irá realizar a consulta médica dos pacientes com sintomas respiratórios das unidades que não possuem atendimento médico e irá atender toda a população sintomática.

Sábados, domingos e período da noite

Já aos sábados e domingos, independente da unidade de referência possuir médicos, o atendimento para todas as pessoas sintomáticas será realizado na Central Covid-19, das 7h às 19 horas.

Diariamente, das 19h às 7 horas do dia seguinte, o atendimento médico e testagem dos pacientes sintomáticos respiratórios do município acontece no Pronto Atendimento Municipal.

Sintomas graves

Já os pacientes com sintomas respiratórios graves devem procurar diretamente o Pronto Atendimento Municipal, independente do horário e da unidade de referência possuir médicos.

Gestantes

Gestantes com sintomas respiratórios devem procurar diretamente a Central Covid, todos os dias da semana, das 7h às 19 horas, ou o Pronto Atendimento Municipal, das 19h às 7 horas.

Testes particulares

Pacientes sem sintomas/assintomáticos que possuem um laudo positivo da rede particular (farmácias ou laboratórios) podem procurar a sua unidade de saúde para receber o termo de isolamento. Médicos, enfermeiros e farmacêuticos são autorizados a emitir laudo e termo de isolamento nos casos em que há necessidade.

Dúvidas

Os pacientes ou serviços de saúde que tenham dúvidas sobre os atendimentos podem entrar em contato com a Central Covid pelo Whatsapp, através do número (62) 8325-7366, por ligação, para (62) 98325-7366, ou com a sua unidade de saúde.